Umidade e mancha da ramulária sobem os custos do algodão em Campo Verde (MT)

Produtores da região tiveram que realizar até 12 aplicações para controlar a doença, diminuindo a margem do agricultorO excesso de chuva tem prejudicado o desenvolvimento das lavouras de algodão de Mato Grosso. Em Campo Verde, onde se concentra 30% da área plantada, algumas propriedades já apresentaram problemas. A macha da ramulária, doença que ataca a cultura, tem aumentando os custos de produção na região.

O excesso de umidade no solo está favorecendo a proliferação da doença. A mancha da ramulária costuma atacar no final do ciclo da cultura, provocando queda das folhas e o apodrecimento das maçãs. Cada aplicação custa, em média, R$ 47,00 por hectare, o que aumenta mais os custos de produção.

• Mato Grosso exporta volume recorde de algodão em abril

O produtor Diógenes Seron fez o cultivo do algodão apenas na segunda safra. No caso dele, a quantidade de chuva não atrapalhou a produtividade da lavoura, mas ele não escapou da doença. A mancha atingiu toda a área de 480 hectares. Para piorar, a lavoura também sofreu ataque do bicudo-do-algodoeiro. Com as cotações em baixa, Seron acredita que a cultura está se tornando inviável em Campo Verde.

– Na próxima safra, vamos reduzir área, porque os custos estão muito altos. A gente não consegue atender o número de entradas que temos que fazer para combater as pragas. Hoje, a margem de lucro do algodão está muito estreita – comenta.