Alimentos em plena safra enriquecem o cardápio

Segundo dica da nutricionista Lilian Castelani, a horta caseira ainda é a melhor alternativaFrutas, legumes e verduras da estação são ingredientes ideais para uma nutrição equilibrada e saudável. Conhecendo o ritmo da natureza, é possível colocar na mesa produtos frescos e de qualidade e até economizar na alimentação da família. De acordo com a nutricionista Lilian Castelani, extensionista da Epagri/Escritório Municipal de São Carlos, está é a receita para uma boa alimentação.

– As frutas e hortaliças colhidas de acordo com seu estado natural de reprodução tendem a estar no melhor potencial de nutrição e vitalidade, ou seja, concentram mais vitaminas e sais minerais, sabor, aroma e sumos naturais – diz Lilian.

Lilian explica também que, quando produzidos fora de época, alguns alimentos podem receber doses maiores de fertilizantes e agrotóxicos. Mesmo assim, não deve ser levado em consideração sempre, pois já existem variedades que são produzidas durante todo o ano.

Outro fator que interfere nesses alimentos é a armazenagem. Segundo a especialista, nesse período, algumas mudanças podem ocorrer nos frutos, desde a diminuição de água, afetando o sabor, até a redução de nutrientes.

Aproveitar a época da colheita também significa economizar. De acordo com dados das Centrais de Abastecimento (Ceasa), em safras boas, dependendo da região, os produtos da estação chegam ao consumidor cerca de 50% mais baratos do que em outras épocas.

– O produto da safra, principalmente aquele produzido na região, tende a ter preço bem menor, também porque não foi transportado e não sofreu perdas no caminho – diz a nutricionista.

No quintal

Se consumir os alimentos da estação faz bem, melhor ainda é colhê-los em casa. Plantar espécies frutíferas e construir hortas nas propriedades ou até mesmo em áreas urbanas é uma alternativa barata e saudável que garante qualidade de vida em todas as estações. Em Santa Catarina, a Epagri incentiva práticas como essa no meio rural para melhorar a alimentação dos agricultores.

A dica é avaliar o espaço e selecionar as culturas de acordo com o gosto da família.

– No caso das frutíferas, escolha as que melhor se adaptem à região e frutas versáteis que podem ser consumidas cruas e também em sucos e geleias, para que sejam bem aproveitadas. Para a horta, as folhas verdes são as mais recomendadas, pois são de cultivo rápido e fácil e podem acompanhar qualquer refeição – aconselha Lilian.

Ervas e temperos como salsa, manjericão, hortelã, poejo, manjerona e orégano incrementam a horta e dão sabor e frescor às refeições.
Com os alimentos que a natureza oferece em cada época, é possível montar um cardápio balanceado – basta usar a criatividade.

– O importante é manter a variedade de frutas e hortaliças nas refeições diárias, o que garantirá o aporte de vitaminas e minerais necessários para toda a família – completa Lilian.