Alto Sertão da Paraíba terá unidade beneficiadora de mel

Unidade realizará extração e preparação da matéria prima para comercialização de produtosMais uma unidade de beneficiamento de mel será construída na Paraíba. Desta vez, a sede implantada atenderá apicultores do município de Poço José de Moura, no Alto Sertão do Estado. Na unidade, serão realizadas a extração e a preparação básica do mel para comercialização dos produtos.

Como a construção da unidade deve atender às exigências de higiene, fabricação e qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os apicultores visitaram recentemente a Unidade de Beneficiamento de Mel, no Sítio Papagaio, em Cacimba de Areia, para observar a estrutura física.

Localizada no sertão paraibano, a usina servirá de referência para a construção da nova Casa do Mel em Poço. Seguindo as especificações e exemplo de Cacimba, a nova unidade poderá funcionar com o registro regularmente legalizado de unidade de processamento cedida pelo Mapa.

? A visita foi de grande valia, pois os apicultores e o engenheiro viram que, com os recursos já disponíveis é possível construir uma unidade de beneficiamento do mel em Poço José de Moura ? destaca Sônia Martins, gestora do Projeto Apicultura Sustentável do Sebrae em Patos.

Mel paraibano

Com crescimento exponencial de 273,2% no período de 2004-2009, o mercado do mel na Paraíba já desponta como oportunidade de negócio para pequenas cooperativas de diversas regiões do Estado como Mata Paraibana, Brejo, Curimataú, Seridó e Sertão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a produção saltou de 73 mil quilos, em 2004, para 272,5 mil quilos, em 2009, último dado da pesquisa. Somente o município de Catolé do Rocha concentra metade da produção do Estado (136,7 mil). Em 2009, o valor comercializado atingiu R$ 1,142 milhão.