Apicultores buscam registro no Serviço de Inspeção Estadual

Cooperativa Apícola Portal da Amazônia investe na modernização da sede, o que deve facilitar o registro e ampliar possibilidades comerciaisO Projeto de Apicultura Integrada e Sustentável (Proapis) de Rondônia teve recentemente uma injeção financeira importante. A prefeitura de Vilhena, no interior do Estado, liberou R$ 10 mil em apoio à atividade apícola. Os recursos vêm sendo utilizados na construção e adequação da sede própria da Cooperativa Apícola Portal da Amazônia (Cooapa), que busca o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o que deve ocorrer ainda este ano.

A cooperativa iniciou suas atividades em 2005, tendo surgido a partir da Associação Vilhenense de Apicultores (AVA) e, com o apoio do Proapis, projeto que é uma iniciativa do Sebrae em Rondônia e de parceiros públicos, privados e não-governamentais, vem conquistando meios de comercializar a produção de mel e derivados.

Os recursos liberados pelo município estão sendo destinados ao calçamento e ajardinamento da cooperativa, que deve ser inaugurada em outubro próximo. A Cooapa é a primeira do gênero na região Norte, reunindo 30 associados nos municípios de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras, o chamado cone sul do estado. A produção vai além do mel, chegando a produtos medicinais e artesanais, a exemplo de sabonetes, culinária e própolis.

O conjunto de esforços vem sendo construído no sentido de comercializar e divulgar os produtos da Cooapa, a exemplo da Feira do Mel, que os cooperados realizam com o apoio do Sebrae. Eles também participam anualmente da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial do município.

Outro importante evento do setor apícola que acontece em Vilhena, reunindo participante de várias regiões do estado e até de Mato Grosso, é o “Seminário Rondoniense de Apicultura”, que será realizado na primeira quinzena de outubro com a presença de palestrantes de várias regiões do país.