INICIATIVA

Apicultura em usina fotovoltaica gera renda e sustentabilidade

Além de contribuir para a preservação das abelhas, a iniciativa impacta positivamente na eficiência da usina fotovoltaica

apicultura, abelhas, usina
Foto: Divulgação

Em São Gonçalo do Sapucaí (MG), um projeto combina energia solar e apicultura, promovendo impactos positivos para a comunidade local e o meio ambiente. A iniciativa “Abelhas: um ambiente ambiental”, fruto da parceria entre a AXS Energia e a Integrapis, está em operação na Unidade Fotovoltaica (UFV) Paulo Valias.

O foco principal do projeto é a preservação das abelhas, fundamentais para a polinização da flora e, por consequência, para a produção agrícola.

Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revelou que 70% das culturas agrícolas dependem diretamente da polinização das abelhas.

Selecionados através de critérios técnicos, os trabalhadores receberam treinamento especializado sobre o manejo adequado das abelhas, não apenas para a produção de mel, estimado em 50 quilos por mês, mas também para a preservação das colmeias na região da usina.

Além de contribuir para a preservação das abelhas, a iniciativa impacta positivamente na eficiência da usina fotovoltaica.

Alysson Paolinelli, diretor de operação da AXS Energia, destaca: “Queremos que nossas usinas sejam amigáveis ​​à polinização. Estamos criando ambientes com espécies nativas e flores silvestres para replicar da melhor forma possível os habitats das abelhas.”

Outra preocupação do projeto é a minimização dos impactos ambientais causados ​​pela usina. Para isso, são utilizados painéis solares com menor brilho para reduzir a poluição luminosa, além de revestimento antirreflexo para evitar colisões de animais com a estrutura.

Os resultados promissores dessa iniciativa já estão despertando interesse para sua expansão.

A AXS Energia planeja implementar o projeto em mais duas usinas no estado de Minas Gerais, nas cidades de Três Pontas e Três Corações. Todas as ações são realizadas em conjunto com os apicultores e a equipe da Integrapis, garantindo que a produção de energia solar não prejudique o habitat das abelhas.