Diversos

Após nuvem de poeira, previsão é de chuva no Sudeste e também no Centro-Oeste

As rajadas de vento na região de Ribeirão Preto chegaram a 92 km/h, e ainda existe a possibilidade de ventar bastante, com chuva, nas duas regiões

No fim deste domingo, 26, muitos moradores do interior paulista observaram uma nuvem de poeira. Isso aconteceu nas principais áreas produtoras de cana-de-açúcar. Nos últimos meses, o solo anda desprotegido por causa da colheita, com um período prolongado de tempo seco, um alto número de queimadas e fuligem — a combinação desses fatores acabou levantando essa poeira.

As rajadas de vento na região de Ribeirão Preto (SP) chegaram a 92 km/h, e ainda existe a possibilidade de ventar bastante no Sudeste e Centro-Oeste.

Nesta terça-feira, 28, há previsão de pancadas de chuva em algumas localidades do Sudeste e Centro-Oeste. A chuva não é tão volumosa, mas a instabilidade acaba provocando vento. Antes das pancadas de chuva, onde ainda houver umidade muito baixa, existe essa condição. O risco de tempestade, com muita ventania na véspera, é muito grande para essas áreas, onde o solo ainda está bastante seco.

Em relação ao acumulado de chuva, ela volta a ganhar força no Sul do Brasil, com 30 milímetros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para as áreas mais centrais do país, também há previsão de 15 milímetros no Centro-oeste e 30 mm no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

A chuva diminui na porção mais central do Brasil, mas retorna por volta do dia 10 de outubro, com algo entre 10 e 20 mm. A chuva deverá ganhar força aos poucos, ao longo de outubro, nas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.