Aprovada agenda estratégica para o setor cafeeiro

Medidas dependem de autorização do Conselho Monetário NacionalRepresentantes do governo e do setor privado do café aprovaram nesta quinta, dia 30, uma agenda estratégica para o setor. Propostas de políticas públicas para sustentação de preços e oferta interna do grão estavam na pauta da reunião. As medidas, que foram discutidas durante reunião do Conselho Deliberativo da Política do Café, dependem da aprovação do Conselho Monetário Nacional.

Foram aprovadas linhas de financiamento para aquisição de café e de formação de estoques privados, para custear a estocagem do produto. Entre as resoluções que serão encaminhadas para análise da Fazenda, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura destacou a volta do estoque privado, que passa a contar com seis milhões de sacas de café.

Para Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), as ações discutidas mostram o otimismo do setor que deve ser afetado pela crise financeira. Também foi apresentado um relatório com 12 itens para consolidar ações do setor cafeeiro. As medidas devem ser discutidas e aprovadas num prazo de cinco anos.