Exposustentat reúne empreendimentos da biodiversidade brasileira

Evento será realizada de 3 a 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São PauloA Exposustentat 2010 vai reunir pela primeira vez 38 empreendimentos e Redes dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. É a Praça da Sociobiodiversidade, espaço dedicado ao Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) e que congrega empreendimentos constituídos por Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares que utilizam os recursos da biodiversidade brasileira para sua viabilidade econômica e socioambiental. A Exposuste

A Praça é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem o apoio da Cooperação Técnica Alemã GTZ.

O espaço é uma vitrine de exposição, comercialização e de diálogo com consumidores, empresários, formadores de opinião, imprensa e população em geral.

A Praça da Sociobiodiversidade tem como princípios a sustentabilidade social das populações que vivem em cada bioma brasileiro, o reconhecimento junto ao público consumidor e a geração de trabalho e renda para Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares.

A programação do PNPSB inclui apresentação de painéis ao longo dos três dias da feira. Terão como temas: o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade; a Copa do Mundo da Fifa de 2014: Uma Copa Sustentável; e Sociobiodiversidade e Copa 2014: Oportunidades e Desafios.

O Plano Nacional Sociobiodiversidade tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, na construção de mercados sustentáveis. Ele é coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário (MDA),do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os produtos da sociobiodiversidade são bens e serviços, (produtos finais, matérias primas ou benefícios) gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e a valorização de suas práticas e saberes.Eles devem assegurar os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem.

Atualmente, o PNPSB desenvolve ações pactuadas com os seguintes estados da federação: Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Maranhão, Ceará e Piauí. Atua nos eixos da Produção e Extrativismo Sustentável, Processos Industriais, Mercado Institucional e Diferenciados, Organização Social e Produtiva e nos Serviços da Sociobiodiversidade. Estes eixos possuem linhas de ação transversais de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Assistência Técnica e Extensão Rural, Capacitação, Crédito, Fomento e Incentivos Fiscais, Divulgação e Comunicação e Marco Regulatório.