Exposustentat reúne empreendimentos da biodiversidade brasileira | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Exposustentat reúne empreendimentos da biodiversidade brasileira

Evento será realizada de 3 a 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São PauloA Exposustentat 2010 vai reunir pela primeira vez 38 empreendimentos e Redes dos Biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. É a Praça da Sociobiodiversidade, espaço dedicado ao Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) e que congrega empreendimentos constituídos por Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares que utilizam os recursos da biodiversidade brasileira para sua viabilidade econômica e socioambiental. A Exposuste

A Praça é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem o apoio da Cooperação Técnica Alemã GTZ.

O espaço é uma vitrine de exposição, comercialização e de diálogo com consumidores, empresários, formadores de opinião, imprensa e população em geral.

A Praça da Sociobiodiversidade tem como princípios a sustentabilidade social das populações que vivem em cada bioma brasileiro, o reconhecimento junto ao público consumidor e a geração de trabalho e renda para Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares.

A programação do PNPSB inclui apresentação de painéis ao longo dos três dias da feira. Terão como temas: o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade; a Copa do Mundo da Fifa de 2014: Uma Copa Sustentável; e Sociobiodiversidade e Copa 2014: Oportunidades e Desafios.

O Plano Nacional Sociobiodiversidade tem como objetivo desenvolver ações integradas para a promoção e o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade, na construção de mercados sustentáveis. Ele é coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário (MDA),do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os produtos da sociobiodiversidade são bens e serviços, (produtos finais, matérias primas ou benefícios) gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e a valorização de suas práticas e saberes.Eles devem assegurar os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem.

Atualmente, o PNPSB desenvolve ações pactuadas com os seguintes estados da federação: Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Maranhão, Ceará e Piauí. Atua nos eixos da Produção e Extrativismo Sustentável, Processos Industriais, Mercado Institucional e Diferenciados, Organização Social e Produtiva e nos Serviços da Sociobiodiversidade. Estes eixos possuem linhas de ação transversais de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Assistência Técnica e Extensão Rural, Capacitação, Crédito, Fomento e Incentivos Fiscais, Divulgação e Comunicação e Marco Regulatório.

Sair da versão mobile