Após isenção de taxas, Brasil já comprou quase 200 mil toneladas de arroz Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Arroz

Após isenção de taxas, Brasil já comprou quase 200 mil toneladas de arroz

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz, os Estados Unidos, Índia e Guiana são as principais fontes neste momento

arroz importação
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Desde que o governo federal zerou a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de fora do Mercosul, como medida para conter a alta nos preços do produto, o Brasil já negociou a compra de cerca de 200 mil toneladas do cereal em casca. 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), os Estados Unidos, Índia e Guiana são as principais fornecedores no momento.  “A previsão é de que o arroz chegue no Brasil entre a segunda quinzena de outubro e novembro”, afirmou a entidade. 

Entenda 

A isenção das importações começou a ser discutida em meados de agosto, quando a Abiarroz enviou um pedido à câmara setorial do Ministério da Agricultura, para que fosse analisada a escassez do produto no mercado interno.

A medida se concretizou na início de setembro, quando a Câmara de Comércio Exterior (Camex) liberou o total de 400 mil toneladas, com tarifa de importação zerada para arroz não parboilizado, polido ou brunido, até 31 de dezembro de 2020.

Sair da versão mobile