MEC revisa dados do censo escolar e diz que maior problema está na zona rural

Freqüência escolar no campo ainda é baixa em relação à cidadeO Ministério da Educação está revisando os dados do censo escolar coletados nos últimos três meses. As informações obtidas até agora mostram mais uma vez que o maior problema está na área rural. Os dados que estão sendo revistos tratam do número de alunos, professores e da estrutura e localização das escolas.

A freqüência escolar no campo aumentou nos últimos 15 anos. Em 1992, 66% das crianças de 7 a 14 anos que moram na área rural freqüentavam a escola. Em 2007, o índice foi de 93%. Já no Ensino Médio, em 1992 a freqüência era de 5% e no ano passado, chegou a 31%.

Mas os números ainda estão muito longe dos índices registrados nas cidades, onde chegam a 95% no Ensino Médio e 56% no Fundamental.

Conforme o MEC, até agora 85,57 mil escolas rurais já informaram os dados no censo de educação. Nelas estudam 6,784 milhões de alunos.

Esses dados servirão como base para o cálculo da quantidade de recursos que as escolas vão receber. Os diretores de escolas localizadas na zona rural que ainda não informaram os dados de suas instituições têm até o dia 30 de novembro para registrá-los no site www.educacenso.ipep.gov.br.