Peru é primeiro país da América do Sul a confirmar caso de gripe suína

Caso é considerado importado, uma vez que é cidadã é argentina e esteve no MéxicoO ministro da Saúde do Peru, Óscar Ugarte Ubilluz, confirmou o primeiro caso de gripe suína no país, que também é o primeiro registro na América do Sul. Testes realizados em uma mulher argentina, internada no Hospital Daniel A.Carrión, já haviam dado positivo para o vírus da influenza (gripe comum) e exames feitos posteriormente comprovaram a contaminação pelo vírus H1N1, causador da gripe suína.

De acordo com o governo peruano, a paciente está recebendo tratamento antiviral e todas as medidas sanitárias de isolamento e controle foram tomadas. O caso é considerado importado, uma vez que a cidadã é argentina e esteve no México recentemente.

No Peru há ainda três casos suspeitos de gripe suína. Em Loreto, um mexicano que trabalha na cidade apresentou sintomas da doença. Em Cuzco, um guia de turismo que teve contato com turistas mexicanos também está sendo tratado. Na capital, Lima, uma peruana que chegou do Canadá está sendo mantida em isolamento.