Produção de maça eva é alternativa de renda no norte do RS

Expectativa dos produtores é colher pelo menos 15 toneladas por hectare este anoA região norte do Rio Grande do Sul se caracteriza por pequenas propriedades rurais. Neste caso, é preciso diversificar culturas. Atrás dessas alternativas, os agricultores resolveram apostar na produção de uma nova variedade de maças. A primeira experiência foi boa.

Em Barão do Cotegipe, no norte do Estado, o produtor Evandro Cantelle investiu na espécie eva. A variedade é nova e está no mercado há menos de 10 anos. No primeiro ano de produção, o agricultor colheu apenas sete toneladas da fruta. Mas neste ano a produção deve ser maior. A previsão dos produtores é colher pelo menos 15 toneladas por hectare. O motivo é que a planta já se adaptou bem ao clima da região, com temperaturas mais amenas que na serra gaúcha. Evandro já está cuidando do pomar e espera com ansiedade.

A maça eva é um pouco menor que as variedades tradicionais como a gala e a fugi, mas entra no mercado um mês antes. Os produtores devem começar a colher as primeiras frutas no início de dezembro. Por conta disso, eles conseguem preços diferenciados e comercialização garantida.