Programa da Unesco deve designar novas reservas da biosfera

Evento pretende apontar alguns dos vencedores de premios concedidos na área pelo programa da ONUDesignar novas reservas da biosfera é o objetivo da 22ª edição do encontro do Conselho de Coordenação Internacional do Programa Homem e Biosfera da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

A reunião ocorre entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Durante o evento, serão apontados alguns dos vencedores de prêmios concedidos na área pelo programa da ONU.

Prêmios

Também serão examinadas 25 novas propostas e requisição de extensões vindas de 20 países. O Programa Homem e Biosfera vai examinar ainda inscrições de jovens cientistas que concorrerão a prêmios.

Todos os anos, há mais de duas décadas, 10 jovens pesquisadores recebem até US$ 5 mil, quase R$ 10 mil, para financiar estudos sobre ecossistemas, recursos naturais e biodiversidade.

A rede do Programa da Unesco tem 553 áreas em 107 países. Entre elas, a região do Pantanal, no Brasil.

Laboratórios

Reservas da biosfera são áreas propostas por autoridades locais e nacionais, em cooperação com comunidades locais, onde novas práticas para reconciliar atividades humanas com a natureza são testadas.

Desta forma, segundo a agência da ONU, as reservas são laboratórios para o desenvolvimento sustentável.