Ásia é destino de 90% da soja de Mato Grosso do Sul exportada em 2013

Expedição avalia rota de exportação da grão sul-mato-grossense pelo Oceano PacíficoO continente asiático foi o destino de 90% da soja sul-mato-grossense exportada neste ano. O percentual equivale a 1,9 milhão de toneladas e gerou receita de US$ 999 milhões. As informações foram divulgadas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) na última semana, durante a expedição Rota da Integração Latino Americana, que vai ao Chile para avaliar a possibilidade de escoamento pelo porto de Iquique, no Oceano Pacífico.

Para o diretor-secretário da Famasul, Ruy Fachini, a atual estrutura dos portos brasileiros limita os benefícios que a agropecuária representa. O escoamento pelo Chile seria uma alternativa relevante para atender os asiáticos. Fachini integra a equipe avalia as condições das estradas entre Campo Grande e Iquique e que estuda estratégias políticas para a agilidade nas exportações.

Organizada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), a expedição terá paradas estratégicas em Santa Cruz de La Sierra e La Paz (Bolívia), Arica e Iquique (Chile). Além da Famasul, participam da expedição a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e outras 17 empresas.