Em uma iniciativa que destaca o compromisso com hábitos alimentares saudáveis e o apoio à comunidade agrícola local, a prefeitura de Atibaia, por meio da secretaria municipal de Educação e em parceria com a secretaria de Agricultura, distribuiu aproximadamente oito toneladas de morangos na merenda escolar nos últimos meses (junho, julho, agosto e setembro). A oferta beneficiou mais de 29 mil estudantes das escolas públicas, creches comunitárias e da escola técnica estadual (Etec) na cidade.
O destaque da ação é a origem dos morangos, sendo mais de 68% (cerca de 5,4 toneladas) provenientes da agricultura familiar local. Esse dado reforça a identidade de Atibaia como a Capital Nacional do Morango, título conferido à cidade em 2022.
O prefeito Emil Ono enfatiza que essa iniciativa reflete o comprometimento do governo municipal com a promoção de hábitos alimentares saudáveis, principalmente nas escolas, e reitera o apoio à comunidade agrícola local. Atibaia é reconhecida não apenas como a Capital Nacional do Morango, mas também como referência na área da educação.
A nutricionista da Prefeitura, Regina Célia Merlo Gennari, destaca os benefícios nutricionais do morango, sendo rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6, além de compostos fenólicos antioxidantes. A secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, ressalta o compromisso em oferecer uma merenda escolar equilibrada, estimulando o consumo de alimentos saudáveis.
A secretaria de Agricultura, responsável pela articulação com os produtores locais, destaca o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, que apoia agricultores familiares em diversas ações, incluindo preparo do solo, assistência técnica e doação de mudas. O programa contribui para a identificação de produtores aptos a fornecer para a merenda escolar, fortalecendo a parceria entre a comunidade agrícola e as instituições educacionais.
__
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.