O mês de abril é considerado o de início mais intensivo da colheita de mandioca. Em geral, neste período, há maior quantidade de mandioca de segundo ciclo a ser colhida e o teor de amido das raízes tende a melhorar. Agentes consultados pelo Cepea apontam que neste ano a oferta neste período poderá ser menor que nos anteriores, devido à menor área plantada em 2010 e 2011, assim como o rendimento de amido também tem apresentado apenas lenta recuperação.
Nas semanas anteriores, a colheita de mandioca foi realizada principalmente por produtores com maior necessidade de cumprir compromissos de entrega de áreas de arrendamentos, bem como por aqueles com maior necessidade de “fazer caixa”. Por outro lado, na expectativa de melhora nos preços e do teor de amido, parte expressiva dos produtores optou por postergar a entrega da raiz à indústria. Agora, no entanto, é esperado que estes agentes efetuem os trabalhos de campo com maior intensidade.
As regiões acompanhadas pelo Cepea são litoral sul-catarinense, Alto Vale do Itajaí, noroeste, centro-oeste e extremo oeste do Paraná, sudeste e extremo sul de Mato Grosso do Sul.