PRODUTORES AFETADOS PELO CLIMA

Auxílio ao agro: Fávaro se reúne com FPA para detalhar medidas

Uma das propostas que será avaliada pelo CMN nos próximos dias trata da repactuação de débitos de investimentos de produtores de milho, soja e pecuária de corte e leite

Fávaro se reúne com FPA para auxílio ao agro
Foto: Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na noite desta terça-feira (26) para falar sobre as medidas de apoio aos produtores rurais que estão sendo adotadas pelo governo federal.

Uma das propostas em discussão, e que deve ser avaliada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nos próximos dias, é a repactuação de débitos referentes a contratos de investimentos dos produtores de milho, soja e da pecuária de corte e de leite dos estados afetados pelas intempéries climáticas.

Participaram da reunião na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o presidente da FPA, Pedro Lupion; o vice-presidente na Câmara, Arnaldo Jardim; os senadores Tereza Cristina e Alan Rick; os deputados federais Alceu Moreira, Isnaldo Bulhões, Marussa Boldrin, Sérgio Souza e Vicentinho Júnior; e o assessor especial do ministro, Carlos Ernesto Augustin.

O ministro detalhou aos parlamentares a proposta de prorrogação das parcelas de 2024 e debateu as propostas que ainda estão sendo discutidas para o setor. Para os débitos referentes ao custeio, será realizada a análise de crédito e a avaliação de cada caso. O ministro tirou as dúvidas dos parlamentares e recebeu sugestões de propostas estruturantes.

Também foram discutidas as medidas para conter o preço dos alimentos básicos. Conforme Fávaro, uma delas será a apresentação, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos Contratos de Opção para arroz, feijão, trigo e milho como forma de estimular a produção.