AveSui neutralizará emissões de gases de efeito estufa

Compensações da feira serão negociadas dentro da própria cadeiaA AveSui América Latina 2010 será a primeira feira voltada ao agronegócio a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Por meio do Programa Carbon Clean, a AveSui será inventariada e preparada para o processo de compensação de suas emissões. O selo Carbon Clean (carbono limpo), coordenado e certificado no Brasil pela Carbon Clean Brasil S/A, empresa irmã da Nemorus Securities, visa à redução desses gases em quaisquer atividades comerciais e de produção para a melhoria da qualidade socioambiental.

Neste caso, as compensações da AveSui serão negociadas dentro da própria cadeia, junto a algumas granjas de suínos, que participam do Projeto de Geração de Créditos de Carbono do selo Carbon Clean, por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para a gestão dos dejetos dos animais.

Segundo Flavia Hila, consultora ambiental e gerente de Projetos do Programa Carbon Clean, as emissões geradas pela AveSui América Latina são calculadas a partir de aferições e médias da quantidade de GEE emitida pelo transporte (das pessoas que vão para a feira), do consumo de energia de elétrica, do consumo de água e da geração de resíduos sólidos durante os dias da realização do evento, incluindo os períodos de montagem e desmontagem.

? Estes índices nós chamamos de geração de CO2 equivalente ? explica Flávia.

Créditos para a suinocultura
Além da contribuição para a qualidade ambiental, outro fator que impulsionou a AveSui para a neutralização de suas emissões de GEE foi a oportunidade de poder comprar créditos de carbono de empresas dentro da sua própria cadeia, ou seja, de granjas de suínos. Sustentabilidade é atualmente a chave para inovação, lucratividade e sucesso das empresas modernas, diz Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa organizadora da AveSui. A Gessulli Agribusiness investe em sustentabilidade há dois anos, por meio de ações internas e com o público da AveSui.

Ter a AveSui 2010 limpa de carbono, com a neutralização e compensação dentro da cadeia própria produtiva e realizar junto ao evento o I Fórum EcoAgri que promove a sustentabilidade no agronegócio. -, mostra que é possível ter responsabilidade corporativa e construir a cada dia um amanhã sustentável, comenta a diretora.

Para este tipo de compensação, o Programa Carbon Clean trabalha junto ao Sustenaible Swine Waste Management Program of Latin América (Swampa), que é um projeto elaborado pela Nemorus para a implantação de programas de sustentabilidade em granjas de suínos, por meio de sistemas de manejo de dejetos dos animais.

? Este programa promove a utilização de biodigestores em granjas de suínos para que não haja a emissão do gás metano (20 vezes mais poluente que o CO2) ? pontua Flávia Hila.