Banco do Brasil anuncia melhoria no seguro agrícola de soja e milho no Rio Grande do Sul

Principal evolução foi o aumento do nível de coberturaAtendendo a sugestões da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Banco do Brasil (BB) anunciou melhoria nas condições de contratação do seguro agrícola da soja e do milho no Estado. A principal evolução foi o aumento do nível de cobertura.

A partir de agora, o nível de cobertura máximo no Rio Grande do Sul é de 65% da produtividade esperada para a soja na maioria dos municípios, segundo o Referencial Técnico Agronômico (RTA), sendo que 79 deles passaram a ter percentual máximo de 70%. Na safra passada, 395 mnicípios tinham níveis menores do que esses (entre 50% e 60%), e apenas 21 chegavam aos 65% (não havia previsão de cobertura de 70%).

Também houve aumento médio da produtividade municipal esperada de 5%, no caso da soja, e de 21%, no caso do milho. O superintendente do BB no Estado, Tarcísio Hübner, ainda anunciou redução média de 10% na taxa de contratação do seguro.

O presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto, lembrou que a medida é ; fruto de intensas negociações entre as equipes técnicas da Farsul, do BB e dos ministérios da Fazenda e da Agricultura. O presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad, considerou a elevação bastante significativa.

– Com certeza houve avanço. Vamos agora avaliar a extensão das melhorias – afirmou.