Batida de pano é aliada do produtor de soja no combate às pragas

Método pode ser adotado a partir do estágio V4, quando a ponta tem uma folha e na haste estão presentes três grupos de três folhas cadaComeça o momento de monitorar o aparecimento de pragas nas lavouras de soja. As lagartas e o percevejo marrom são as principais ameaças, já que nesse estágio de desenvolvimento as plantas ainda estão com as hastes tenras e são o alimento principal dessas pragas. Mas é preciso avaliar bem o nível de infestação antes de aplicar inseticidas. Folhas comidas sinalizam que  os insetos estão presentes na lavoura. O importante é saber qual a população. O método da batida de pano pode ser adotado a parti

No caso das lagartas desfolhadoras (A. gemmatalis e P. includes) deve ocorrer o controle quando forem encontradas, em média, 20 lagartas grandes (de tamanho superior a 1,5 cm) em uma fileira de plantas de um metro. Ou com menor número se a desfolha atingir 30%, antes da floração, e 15% tão logo apareçam as primeiras flores.

Já o controle dos percevejos deve ser iniciado quando forem encontrados dois insetos adultos ou ninfas com mais de 0,5 cm por metro. Em campos de produção de sementes, o nível deve ser reduzido para um percevejo por metro. A Embrapa orienta o produtor a não abandonar o procedimento.  

? É importante que [o produtor] faça para ter uma real idéia da população que está presente. E é importante também o produtor registrar esses insetos que ele encontra na lavoura. Tem umas fichas de monitoramento onde ele registra o estágio da soja e a população que ele está encontrando ? finaliza a pesquisadora.

Para saber mais, acesse o site da Embrapa