Boa safra de laranja cria 264,6 mil postos de trabalho em São Paulo

Devido às condições climáticas favoráveis, safra poderá se estender até fevereiro, totalizando dez meses de colheitaA mão de obra ocupada na citricultura paulista é de 264,6 mil pessoas, de acordo a segunda estimativa da safra 2011/2012, cujo levantamento foi realizado em julho e agosto pelo Instituto de Economia Agrícola (Iea-Apta), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Saa) e  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Do total, são de caráter permanente 55,8 mil trabalhadores, e 208,8 mil são considerados volantes ou temporários. São considerados trabalhadores permanentes proprietários, arrendatários, parceiros e seus familiares, com participação de 43% (23.996 pessoas); mensalista (34% ou 19.040); tratoristas (18% ou 10.186) e administradores (5% ou 2.547 pessoas).

? Boa safra é sinal de mais postos de trabalho, mais produtividade e mais dinheiro no campo. Até o fim do ano, muitas pessoas trabalharão na colheita da laranja. Isso é o resultado das boas condições climáticas, que, nesta safra, foram favoráveis à cultura, resultando em florada homogênea e, consequentemente, em boa colheita ? dizem as pesquisadoras Celma da Silva Lago Baptistella, Maria Carlota Meloni Vicente, Priscilla Rocha Silva Fagundes e Vera Lucia Ferraz dos Santos Francisco.

Para o ano-safra 2011/2012, a produção comercial é estimada em 377,1 milhões de caixas (40,8 quilos) para o Estado de São Paulo. O resultado é aproximadamente 27% superior ao da safra passada. Não estão incluídos neste total as 6,3 milhões de caixas provenientes de pomares não-expressivos economicamente.

A produtividade aguardada para esta safra é de 1,92 caixas por planta (10% superior ao rendimento de 1,75 caixa por plantas da safra passada), correspondendo a 705 caixas por hectare.

Quanto ao percentual do volume produzido a ser colhido por mês, a estimativa é de que o pico de colheita seja entre agosto e outubro de 2011, quando se espera que 75,4% da safra neste ano já tenham sido colhida. Devido às condições climáticas favoráveis, a safra poderá se estender até fevereiro, totalizando dez meses de colheita.