Boletim do Imea: Mesmo com poucos negócios em outubro, mais de 46% do milho de segunda safra já foi comercializado

Plantio deve começar em meados de janeiroO mercado do milho passa por um momento de pausa nos negócios devido à queda nos preços, tanto no cenário nacional quanto internacional, e também por conta da definição de área para a segunda safra ? cujo plantio se iniciará, provavelmente, em meados de janeiro.

Como as cotações presente e futuro não favorecem a realização de negócios, a comercialização neste mês de outubro, segundo o último levantamento do Instituto Mato-Grossense De Economia Agropecuária (Imea), apontou uma evolução no número de comprometimento do cereal em 1,4% ? chegando a 46,6%.

Retomando safras passadas, esse adiantamento da comercialização do produto vem se tornando prática comum. Na safra 2008/2009, o mesmo percentual ocorreu em setembro, na pós-colheita. Em 2009/2010, ocorreu em julho, no final da colheita. E em 2010/2011, no início da colheita, no mês de maio.

Agora acontece praticamente três meses antes de quaisquer atividades de plantio. Essa antecipação da cultura confirma que o milho safrinha deixou de ser uma cultura secundária, e se tornou, em alguns casos, predominante e decisiva na complementação da renda da propriedade rural em Mato Grosso.

> Veja o boletim semanal de milho divulgado pelo Imea