Bolsonaro defende criação de tilápias no lago de Itaipu Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Bolsonaro defende criação de tilápias no lago de Itaipu

De acordo com o presidente, caso proposta se concretize, Brasil pode aumentar em até 40% o volume de pescado produzido

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro defendeu a criação de tilápias no reservatório da hidrelétrica de Itaipu, na região Oeste do Paraná, fronteira com o Paraguai.

“Demos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu. Isso passa pelo parlamento do Paraguai, onde há uma enorme boa vontade. Caso isso se concretize, o Brasil pode aumentar em até 40% a quantidade de pescado. Um trabalho que vem sendo muito bem conduzido pelo nosso secretário da pesca, Jorge Seif”, disse Bolsonaro, depois de um encontro com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez , no Palácio do Planalto.

Ainda segundo Bolsonaro, o Paraguai, por ser um país menor, “não tem tanta água como o Brasil” e que o projeto tem potencial para multiplicar “por algumas dezenas de vezes a produção de tilápia naquele país”.

A administração de Itaipu é dividida entre Brasil e Paraguai.

tilápia
Foto: Wenderson Araujo/CNA

O presidente brasileiro também enalteceu a colaboração do Paraguai com o combate ao crime organizado na fronteira e disse que o intercâmbio comercial entre os países vai ficar cada vez melhor.

Tilápia

A ideia de criar tilápias em reservatórios de hidrelétricas não é nova. Em 2020, o presidente Bolsonaro publicou nas redes sociais um poste sobre o assunto.

“O Brasil possui 73 lagos de hidrelétricas sob administração federal que podem servir para o cultivo de até 3,9 milhões / ton / ano”, escreveu Bolsonaro.

O secretário da pesca, Seif Júnior, complementou: “hoje, todo o Brasil produz 320 mil toneladas / ano. O potencial, somente de Itaipu, é de 400 mil ton / ano”.

Sair da versão mobile