LEVANTAMENTO

Brasil é líder mundial em exportação de alimentos para o mundo islâmico

Em 2022, as exportações de alimentos brasileiros para o bloco totalizaram US$ 23,41 bilhões, aumento de 41% em relação ao ano anterior

alimentos, halal, frango, árabe, islâmico
Certificação halal. Foto: Divulgação

O Brasil se tornou o líder mundial em exportação de alimentos e bebidas para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), de acordo com dados divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

Em 2022, as exportações brasileiras para o bloco totalizaram US$ 23,41 bilhões, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. O país superou concorrentes especializados como Estados Unidos, Indonésia, Turquia, Austrália e China.

Ainda assim, a Câmara Árabe avalia que a pauta de exportações brasileiras para o mundo islâmico ainda é limitada a alimentos básicos, principalmente carnes, açúcar, grãos e cereais. As vendas brasileiras representam apenas 10% do que a OCI compra de fornecedores estrangeiros.

Para o presidente da CCAB, Osmar Chohfi, o Brasil tem condições estruturais para ampliar sua inserção no mundo islâmico para além das carnes e dos produtos básicos.

Ele citou o fato de o país ter uma indústria alimentícia competitiva, produtos já inseridos em mercados de consumo islâmicos com reputação de qualidade e de fornecimento confiável e uma marca positiva junto ao consumidor muçulmano em função da postura diplomática brasileira.

Chohfi também destacou que o Brasil possui iniciativas de fomento de exportações halal estruturadas, entre elas o Halal do Brasil, da Câmara Árabe e da agência Apex Brasil, de promoção de exportações.

Para ele, o projeto enfrenta dois gargalos relevantes ao avanço do Brasil no mundo islâmico, que é o reforço nas ações de promoção no exterior e o estímulo às empresas para a aquisição da primeira certificação halal.