Mercado e Cia

Brasil terá mais crescimento econômico e juros baixos em 2020, diz consultoria

O ano começa com a expectativa de ser o mais positivo para o setor desde 2013, o que pode contribuir para a entrada do Brasil em um novo ritmo de crescimento

Projeções estão dizendo que 2020 pode ser um dos melhores anos da história do agronegócio brasileiro. No entanto, para que essa previsão se concretize, alguns fatores internos e externos precisam colaborar.

De acordo com o economista Felippe Serigati, economista da GV Agro, o agro brasileiro começa o ano em situação mais favorável do que os anos anteriores. “Posso dizer que, com certeza, esse é o nosso melhor começo de ano desde 2013”, disse.

Mas, afinal, o que há de diferente no cenário atual? Para o economista, de 2013 até 2019 o Brasil passou por uma recessão e depois enfrentou crescimentos tímidos, na casa do 1%. Para 2020, segundo ele, a expectativa é de que a economia cresça de 2,5% a 3%. “É um crescimento mais vigoroso do que tivemos nos últimos anos. O mercado interno crescendo, temos mais demanda para produtos do agro”, falou.

“Temos uma situação favorável no mercado interno e com a possibilidade de um setor externo mais amigável do que foi em 2019”, avaliou.

No mercado externo, a projeção não é tão confortável como no interno, já que o planeta vem de decisões importantes como a saída da União Europeia do Reino Unido e o acordo comercial entre China e Estados Unidos. Apesar disso, o economista avalia que essas questões caminham para uma definição, o que torna o cenário um pouco mais positivo.