Agricultura

Brasília sediará último Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo

Primeira temporada já passou por três estados: Paraná, Amazonas e Minas Gerais

No próximo dia 24 de agosto, às 8h30, a sede do Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), abrirá as portas para o Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo. Autoridades e convidados irão debater a COP26 e a COP27, e o Brasil e o agronegócio sustentável do século 21.

Neste último seminário da temporada, farão parte dos painéis os ministros da Agricultura, Marcos Montes, e do Meio Ambiente, Joaquim Leite; o embaixador e secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino Franco de Carvalho Neto; a diretora de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura (Mapa), Fabiana Villa Alves; e o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Marcos Troyjo.

A série de eventos é uma realização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Canal Rural, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens (Inpev).

O Sistema OCB e o Canal Rural participarão da cobertura da COP27, entre 7 e 18 de novembro deste ano, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Veja onde foram realizadas as outras fases do Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo

Curitiba (PR)

Na primeira etapa do Seminário de Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo, com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, no dia 25 de maio, foram debatidos os desafios e iniciativas para alcançar a neutralidade de carbono, a regularização da propriedade rural e as ações sustentáveis desenvolvidas pelos produtores rurais.

Manaus (AM)

Em Manaus, no dia 6 de julho, os temas abordados foram as fontes de financiamento de projetos sustentáveis e a importância do bioma amazônico pelo mundo. O evento foi realizado em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM).

Belo Horizonte (MG)

Na capital mineira, no dia 3 de agosto, o debate foi realizado com a parceria da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o foco foi a força do cooperativismo na produção de leite e de café, e o potencial para o mercado interno e externo. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas do modelo de negócio do setor de sustentabilidade.

Durante todos os seminários, foram apresentadas histórias de cooperativas que estão impulsionando o desenvolvimento em todo país e que contribuem com o agronegócio na geração de renda de várias famílias. Além de, é claro, movimentarem a economia do Brasil.