Os pequenos produtores mineiros participaram do Programa Brasileiro de Avaliação de Conformidade e, com apoio Sebrae e do Inmetro, alcançaram o nível de qualidade que exige o mercado externo. Fora do Brasil, o principal mercado consumidor da cachaça é a Europa, com destaque para a Alemanha, que consome 30% das exportações. Logo depois vêm os Estados Unidos. No total, são entre 50 e 60 países importadores de cachaça. Um mercado que deve crescer ainda mais com o certificado conquistado pelas marcas.
Segundo o coordenador nacional de Projetos de Derivados de Cana do Sebrae, Aníbal Bastos, o produto certificado passa por um extenso processo que vai das análises laboratoriais ao cumprimento de regras de preservação ambiental e compatibilidade com a legislação trabalhista. O produto agora é rastreado do plantio da cana até consumidor.
? Nós queremos com esse processo assegurar uma cachaça de melhor qualidade, principalmente no que tange à segurança alimentar. Um produto que chega ao consumidor para ser degustado com prazer e com segurança ? destaca Bastos.
O coordenador também diz que a opção por tornar o produto certificado gera maior competitividade para os pequenos produtores.
? Ao ganhar o certificado, o produto ganha um valor agregado e um diferencial em comparação com outras marcas ? comenta.
Hulda Giesbrecht, analista de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae, diz que o próximo passo é fazer com que o público consumidor saiba que a aguardente agora tem um selo de qualidade.
? Na medida em que o consumidor conhece e entende o processo de certificação, ele vai procurar a cachaça com selo. E aquelas marcas que já estão certificadas terão garantia de manutenção de mercado e conquista de mais espaço.