Cadeia de citrus quer aumentar consumo interno de sucos para reduzir dependência de outros mercados

Nos últimos 12 meses, o Brasil embarcou mais de um 1,1 milhão de toneladas de suco para outros paísesA citricultura brasileira registrou no acumulado deste ano aumento de 3% nas exportações para o mercado internacional, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Mesmo com este crescimento, a cadeia produtiva pretende direcionar parte da produção de suco 100% natural para o mercado interno.

O objetivo é reduzir a dependência de mercados tradicionais como o norte-americano, que foi prejudicado no ano passado por causa dos problemas com o excesso do fungicida carbendazim.

A maior parte da produção brasileira é direcionada para exportação. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses, o Brasil embarcou mais de um 1,1 milhão de toneladas de suco para o mercado internacional. No Brasil, o consumo ainda é pequeno, chega apenas a 40 mil toneladas de suco, segundo a CitrusBR. Para o diretor executivo da entidade que representa a indústria, o potencial de consumo interno pode chegar a 140 mil toneladas de suco. Quase três vezes mais. Mas é preciso o apoio do governo para o projeto ganhar força.

Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira e representante dos produtores, afirma que no momento é preciso que a cadeia produtiva una as forças. Segundo ele, o consumo do suco de laranja no mundo está em queda e o mercado brasileiro oferece um bom potencial.

Segundo dados da CitrusBR, o consumo de suco de laranja nos Estados Unidos caiu 37% nos últimos 13 anos. Maurício Mendes, membro do Grupo de Consultores em Citros, o Gconci, e presidente da Informa Economics Fnp, a crise mundial em 2008 e o surgimento de novas bebidas contribuíram para a redução no consumo. No Brasil, ele afirma que o investimento da indústria em uma bebida de qualidade pode aumentar ainda mais a demanda pelo suco.

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