NOVA YORK

Café arábica inicia o dia operando em alta, mesmo com semana negativa

Diversos fatores contribuíram para a escalada dos preços do grão, incluindo a alta nos valores do petróleo

Colheita do café
Foto: Prefeitura de Colatina (ES)

O café arábica opera com preços predominantemente mais altos na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE) no início desta sexta-feira (27).

O mercado busca uma recuperação técnica após fechar com cotações mais baixas na última sessão. A alta nos preços do petróleo contribui para dar suporte às cotações. O desempenho positivo das bolsas de valores da Ásia e da Europa também é fator altista. Além disso, a queda nos estoques certificados pela ICE completa o quadro mais positivo.

Os estoques certificados de café nos armazéns credenciados da Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures) na posição de 26 de outubro de 2023 estão em 406.466 sacas de 60 quilos, com queda de 3.705 sacas em relação ao dia anterior. As informações partem da ICE Futures.

No balanço da semana, o contrato dezembro/23 obtém perdas de 2,2% até o momento. Os contratos com entrega em dezembro/23 operam a 161,60 centavos de dólar por libra-peso, alta de 0,40 centavo ou 0,24%.

Na quinta-feira (26) o café arábica encerrou as operações com preços mais baixos. O mercado deu sequência ao movimento de correção da quarta-feira (25). O mercado segue apresentando ajustes técnicos depois de atingir as cotações mais altas em 4 meses. A baixa do petróleo contribuiu para as perdas registradas no arábica.

Porém, a sessão foi bem volátil e NY conseguiu manter o suporte acima da importante linha de US$ 1,60 a libra-peso.

Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 161,20 centavos de dólar por libra-peso, desvalorização de 1,10 centavo, ou de 0,7%. A posição março/2024 fechou a 160,90 centavos, queda de 1,15 centavo, ou de 0,7%.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .