Café: em início de colheita, produtores de arábica relatam baixo rendimento

Regiões mais adiantadas são Paulista (Graça), Zona da Mata de Minas Gerais e Noroeste do Paraná, com colheita entre 5% e 10%

café, toxina
Foto: Heckel Junior/Acervo Seagri

Cafeicultores têm se concentrado nas atividades de colheita no Brasil. Para o arábica, os trabalhos estão no início, com o volume colhido correspondendo a no máximo 10% do total produzido, na maioria das praças acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com colaboradores da entidade, as regiões mais adiantadas são Paulista (Graça), Zona da Mata de Minas Gerais e Noroeste do Paraná, com colheita entre 5% e 10%.

Em praticamente todas as localidades, produtores têm relatado baixo rendimento nesta fase inicial da temporada, com menor qualidade para os cafés mais novos, que estão verdes e miúdos, com pouca peneira 17 acima, conforme informam pesquisadores do Cepea.

Para o robusta, a colheita em Rondônia e no Espírito Santo está mais adiantada em relação ao arábica, como o usual, mas o cenário de baixa qualidade para estes primeiros lotes também é verificado.

Conforme dados analisados pelo Cepea, em Rondônia, cerca de 30% do café já foi colhido; e, no Espírito Santo, entre 10% e 20%.