Café de Espírito Santo do Pinhal é eleito o melhor de São Paulo

Em concurso promovido pela Câmara Setorial do Café, grãos produzidos pelo cafeicultor Fernando Vergueiro Filho ganharam reconhecimento dos juradosO segredo do cafeicultor Fernando Vergueiro Filho é o manejo. Foi pelo imenso cuidado que o produtor de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo, conquistou o reconhecimento como o melhor grão de café de todo o Estado no 12º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, promovido pela Câmara Setorial do Café.

Este ano não foi dos melhores para a cafeicultura no município. Choveu muito durante a colheita, o que comprometeu a produção dos cafezais. No entanto, mesmo com essas dificuldades, o produtor conseguiu manter a qualidade dos grãos. O talhão que deu origem ao café campeão fica em uma área com cerca de 840 metros de altitude. A área é bastante acidentada e, por isso, a colheita deve ser feita de forma manual, o que colabora para a manutenção da qualidade em alguns pés.

O diferencial acontece depois que o grão sai da lavoura. Após a pesagem, de cada saca é retirada uma amostra, que vai para a mesa de classificação. Depois, o grão passa pelo torrador, é moído e finalmente chega à sala de degustação. O processo ocorre o ano inteiro, com todo o café que chega na cooperativa da cidade, gerando garantia de qualidade.

Saiba mais sobre a produção de Fernando Vergueiro Filho na reportagem: