Brasília vai sediar a Fest Flor Brasil

Lançamento oficial da feira foi nesta quinta, dia 26A capital federal vai sediar em novembro um evento inédito na cidade: a Feira Nacional da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais (Fest Flor Brasil). O encontro tem apoio do Sebrae no Distrito Federal e vai reunir representantes do setor, empresas de cerimoniais, paisagistas, arquitetos, atacadistas, fornecedores e o público em geral. A programação completa e o site da Feira foram apresentados no lançamento oficial, que ocorreu nesta quinta, dia 26, no Palácio do Buriti. Sede do governo

A iniciativa do Sebrae no Distrito Federal de estimular a participação de produtores locais faz parte do projeto Arranjos Produtivos Locais de Flores e Plantas Ornamentais.

? Vamos mostrar aos Estados brasileiros o potencial da nossa produção e incentivar o trabalho de colaboradores e empresários do setor ? diz a gestora do programa no Sebrae, Rafaela da Mota.

Segundo informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Brasília possui o terceiro maior mercado consumidor de flores do Brasil. A região dispõe de muitas oportunidades para o crescimento do ramo, já que é um dos centros urbanos mais arborizados do mundo e com maior concentração de jardins planejados do país.

Segundo o coordenador do programa de floricultura da instituição, Cleison Medas Duval, a expectativa para o lançamento da Fest Flor Brasil é muito positiva, pois mostrará a relevância do evento.

? A Feira vai integrar e fortalecer a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais ? conta.

Para o presidente do Sindicato de Flores e Plantas, Açougue e Peixaria, Hortifruti Granjeiro e Mini Mercados do DF (Sindigeneros), Joaquim Pereira dos Santos, a Fest Flor vem à capital para divulgar o trabalho dos empresários locais.

? Temos uma grande quantidade de produtos em comercialização no Distrito Federal, mas muitos compradores pensam que a mercadoria vem de Holambra, em São Paulo, quando na verdade as flores são daqui ? diz Joaquim.

O lançamento da Feira deu aos participantes uma pequena amostra do que poderá ser conferido durante os cinco dias do evento em novembro. Cursos, encontro de negócios, seminário de capacitação para produtores e workshop para floristas fazem parte da programação.