Cooxupé comemora maior volume de café recebido em toda sua história Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café

Cooxupé comemora maior volume de café recebido em toda sua história

Com 8,1 milhões de sacas, se a cooperativa fosse um país, seria o 5º maior produtor de café de todo o planeta; confira os números

caminhão desembarcando café
Foto: Cooxupé

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que tem mais de 15.800 cooperados, registrou em 2020 o maior recebimento de café de toda sua história, que completa 88 anos de cooperativismo regional e 63 anos de atividades voltadas somente para o negócio café. Em 2020, a cooperativa mineira recebeu 8,1 milhões de sacas de café verde tipo arábica.

O recorde, de acordo com o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, é resultado “de um constante trabalho que vem sendo realizado em união com os cooperados” e, principalmente, a confiança do produtor junto à cooperativa.”

“É um trabalho que estamos construindo ao longo dos anos, gerando uma relação de confiança cada vez mais fortalecida entre Cooxupé e cooperados. Mesmo em um ano de pandemia, em que os desafios foram e ainda são muitos, nosso produtor acreditou, se dedicou e esteve unido ao nosso trabalho, permitindo este recebimento histórico. Esta comemoração – marcada por reconhecimento e muita gratidão – é de nós todos: Cooxupé, cooperados, parceiros e colaboradores”, destaca Melo.

O recebimento total de 8,1 milhões de sacas supera as expectativas da cooperativa divulgadas no início do ano (7,1 milhões). Somente de seus cooperados, a Cooxupé esperava receber 5,6 milhões de sacas diante de uma produção de 10,3 mi. “Recebemos 1,1 milhão a mais de sacas dos nossos produtores associados, superando nossas expectativas. Se a Cooxupé fosse um país produtor de café, essas 8,1 milhões de sacas nos colocariam em quinto lugar no mundo todo”, pontua Melo.

Segundo o presidente, da mesma forma que a entrada do café foi grande neste ano de bienalidade alta, a comercialização na cooperativa também ocorreu no mesmo ritmo. “80% deste café já estão vendidos, atendendo às demandas dos nossos clientes internacionais. A cooperativa exporta para mais de 50 países. Desta forma é válido ponderar que os estoques da Cooxupé não estão altos nem mesmo com esta quantidade significativa de recebimento. Recebemos muito, mas comercializamos muito também”, afirma Melo. Até o momento a Cooxupé realizou o embarque de 5,097 milhões de sacas de café para os mercados brasileiro e internacional.

Sair da versão mobile