Após acordo com União Europeia, mercado de café solúvel mira o Japão Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café

Após acordo com União Europeia, mercado de café solúvel mira o Japão

A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel afirma que o país é um mercado importante e está entre os cinco maiores destinos das nossas exportações

Com a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia, o principal mercado para o café solúvel brasileiro que ainda deve ser aberto é o Japão, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Pedro Guimarães. “Agora que acertamos o acordo com a UE, nossa prioridade é, sem dúvida alguma, o Japão. É um mercado importantíssimo, está entre os cinco maiores destinos das nossas exportações, mesmo com imposto altíssimo. Então um acordo com o Japão é de fundamental importância para nós”, disse.

De acordo com Guimarães, esse acordo já vem sendo debatido: “Isso vem sendo conversado pelo Itamaraty, pelo Ministério da Agricultura, pelo Ministério da Economia, pela Secretaria Especial de Comércio Exterior do Marcos Troyjo. Sempre se soube que a prioridade era a conclusão do acordo com a União Europeia. Estando fixadas as bases do acordo com a UE, temos agora os parâmetros para fazer a mesma negociação com o Japão. Então acho que demos um grande passo não só no acordo com a UE, mas também evoluímos para estabelecer um acordo com o Japão”, concluiu.

Em maio, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou para a Ásia e, em Tóquio, participou da promoção de cafés brasileiros especiais na UCC Coffee Academy, escola de barismo que pertence à maior torrefadora do Japão, a Ueshima Coffee Company. Entre os objetivos da viagem estavam a abertura de mercados para o café e a carne do Brasil.

No ano passado, o Japão foi o terceiro maior destino das exportações de café solúvel do Brasil, com 304 mil sacas vendidas para o país, de acordo com a Abics. A receita cambial no período foi de US$ 65,79 milhões.

Sair da versão mobile