Produtor vende saca de café por valor recorde de R$ 16,6 mil em leilão

BSCA informa que os recordes obtidos refletem o bom trabalho desenvolvido na promoção internacional dos cafés especiais brasileirosO leilão dos 21 lotes de cafés vencedores da centésima edição mundial do Cup of Excellence, que correspondeu ao 15º Early Harvest Brasil 2014, registrou dois recordes: o valor de R$ 16.646,48 por saca de 60 quilos (US$ 50,20 por libra-peso) pago ao lote campeão e o preço médio de R$ 3.863,44 (US$ 11,65/lb) são os maiores na história do certame no Brasil.

Ao fim, todos os produtos foram arrematados, gerando uma arrecadação total de R$ 1.267.422,15 (US$ 505.553,31), considerando dólar comercial de R$ 2,507, conforme fechamento do dia 26, data da realização do leilão.

O produtor Candido Vladimir Ladeia Rosa, primeiro colocado no 100º Cup of Excellence, recebeu o maior lance no pregão, exatamente o valor recorde, que foi pago pelo pool entre as empresas Maruyama Coffee, Time’s Club, Kyokuto Fadie Corporation, Yamada Coffee, Bontain Coffee (Japão), Campos Coffee (Austrália), Orsir Coffee (Taiwan) e Coffee Tree Roasters (EUA). O lote de 16 sacas, produzidas na Chácara Ouro Verde, em Piatã, região da Chapada Diamantina, na Bahia, gerou uma arrecadação total de R$ 266.301,56 (US$ 106.223,20). Na comparação com o fechamento de 26 de novembro na Bolsa de Nova York, principal plataforma de comercialização de café no mundo, que foi de R$ 644,17 (US$ 256,95) por saca, houve uma substancial alta de aproximadamente 2.500%.

O segundo maior lance do pregão foi pago pela empresa japonesa UCC Ueshima Coffee Co. para os grãos produzidos na Chácara São Judas Tadeu, também situada em Piatã, de propriedade de Antonio Rigno de Oliveira. Cada uma das 16 sacas desse lote foi arrematada por R$ 9.683,49 (US$ 3.862,58), gerando um total de R$ 154.900,51 (US$ 61.787,20).

O certame é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e o Sebrae.

A BSCA informa que os recordes obtidos refletem o bom trabalho desenvolvido na promoção internacional dos cafés especiais brasileiros. A diretora executiva da Associação, Vanusia Nogueira, desta que, por meio do projeto Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, desenvolvido com a Apex-Brasil, os compradores podem conhecer mais os produtos brasileiros, seja nas sessões de ‘cupping’ (provas de café) realizadas no Exterior, seja nas ‘Origins Trips’ (viagens às fazendas de café) organizadas no país.

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