Produção de etanol bate recorde em 2014 | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produção de etanol bate recorde em 2014

Alta ocorreu por conta do baixo preço do açúcar no mercado global, diz EPEA produção de etanol no Brasil cresceu 4% em 2014 e atingiu 28,6 bilhões de litros, superando o recorde de 27,9 bilhões de litros registrado em 2010, informou nesta quinta, dia 28, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em relatório intitulado "Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis". 

Fonte: Paulo Altafin/divulgação

De acordo com a EPE, o incremento, o terceiro consecutivo, deveu-se ao baixo preço internacional do açúcar, que levou o produtor nacional a direcionar a maior parte da produção de cana-de-açúcar para a fabricação de álcool; a liberação de recursos públicos para o setor sucroenergético, e as expectativas de aumento do porcentual de anidro na gasolina, que acabou ocorrendo em março deste ano.

• Veja também: Oferta excessiva pressiona preços do etanol

Do total de etanol produzido em 2014, 16,9 bilhões de litros foram de hidratado e 11,7 bilhões de litros, de anidro. Além disso, as unidades produtoras trabalharam com estoques mais amplos de álcool, visando segurar a oferta para comercialização na entressafra a preços mais remuneradores. Na passagem de 2014 para 2015, as reservas declaradas eram de 9,3 bilhões de litros, 27,4% mais na comparação anual e 43% superior à média observada entre 2008 e 2013.

Ainda segundo a EPE, houve aumento da venda de energia elétrica via cogeração, quando se utiliza a biomassa da cana, como palha e bagaço, para produzir eletricidade. As usinas termelétricas que utilizaram essa biomassa registraram, no ano passado, um aumento de 17% na entrega de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em relação a 2013.

• Veja também: Moagem de cana no Centro-Sul em 2015/2016 deve crescer 3,27%, diz Unica

Quanto ao biodiesel, a EPE informou que foram consumidos 3,4 bilhões de litros no ano passado (16,7%). Desde 2005, ano de introdução do Programa de Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), até dezembro de 2014, já foram produzidos e consumidos 17 bilhões de litros deste biocombustível, de acordo com a EPE.

A Análise de Conjuntura dos Biocombustíveis foi desenvolvida com base em dados de diversos outros órgãos e entidades, como os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agricultura, a União da Indústria de Cana-De-Açúcar (Unica) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Sair da versão mobile