Agricultura

Setor do etanol reforça compromisso com o enfrentamento à crise climática

Na declaração, as associações reafirmam o compromisso do setor com a construção de um futuro sustentável

As principais associações que representam o setor produtivo de etanol em todo o mundo Unica, Unem, U.S.Grains Council, ePure e RICanada lançaram na quarta-feira (9) uma declaração conjunta reforçando importância de biocombustíveis sustentáveis, como é o caso do próprio etanol, no enfrentamento à crise climática. O documento foi lançado enquanto líderes de mais de 190 países estão reunidos na 27 Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), em Sharm El-Sheikh.

+ COP27: agricultores dizem que segurança alimentar global está em risco

Na declaração, as associações reafirmam o compromisso do setor com a construção de um futuro sustentável, para o qual o etanol oferece uma resposta imediata, acessível, de baixo custo e eficaz para os desafios ambientais. Embora tenham características regionais e modelos de produção específicos, as organizações entendem a necessidade de uma abordagem global no processo de descarbonização da matriz de transportes, ajudando os países a reduzir emissões e a
cumprir as metas pactuadas em âmbito internacional.

Etanol no combate à crise climática mundial

A seguir, a íntegra da declaração conjunta das associações do setor de etanol:

Como as principais associações mundiais de etanol representando produtores em todo o mundo, estamos unidos em nossos esforços para apoiar a transição energética global e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os benefícios do etanol renovável para o meio ambiente, a segurança energética e a saúde humana reforçam seu papel essencial nos esforços globais para atingir o net zero até 2050 e além.

À medida que os países buscam alcançar seus compromissos do Acordo de Paris, o uso e a implementação do etanol renovável podem oferecer reduções imediatas das emissões de GEE no setor de transportes. Além disso, os avanços tecnológicos e a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis continuam a diminuir a nota geral de intensidade de carbono do etanol, enquanto aumentando ainda mais a produção, tornando o etanol o combustível de transporte renovável mais eficaz e prontamente disponível.

Inúmeros fatores, incluindo o aumento dos preços do petróleo e a guerra na Ucrânia, levaram o custo da energia a altas históricas, forçando os países a equilibrar a necessidade de reduzir suas emissões de GEE em detrimento da obtenção de segurança energética e da estabilização dos preços dos combustíveis. Os combustíveis misturados ao etanol historicamente reduzem os preços da gasolina, reduzindo a dependência do petróleo importado e melhorando o fornecimento de energia.

O etanol também amplia as oportunidades de emprego nos setores agrícola, energético e de transporte, abrindo áreas para os países melhorarem a cooperação climática e reforçarem as relações comerciais positivas. A produção de etanol renovável contribui para a produção de alimentos e ração, além de apoiar a viabilidade econômica dos agricultores em todo o mundo. A abundância e a acessibilidade do etanol o tornam uma escolha clara para os países que buscam soluções para os desafios relacionados à segurança energética e inflação econômica.

Combustíveis misturados com etanol comprovadamente diminuem poluentes atmosféricos nocivos à saúde. A capacidade do etanol de ser usado diretamente nas frotas globais atuais de veículos e na infraestrutura de abastecimento existente, torna-o uma solução imediata e prática para os países que buscam melhorar a qualidade do ar e a saúde humana.

O etanol também é um parceiro fundamental na descarbonização de setores difíceis de eletrificar, como a indústria da aviação. À medida que a demanda por matéria-prima de baixo carbono produzida de forma sustentável continua a subir, o setor de aviação pode utilizar biocombustíveis como o etanol renovável para produzir combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), demonstrando o papel do etanol como um combustível líquido renovável voltado para o futuro.

Nossas organizações continuam comprometidas em construir um futuro sustentável e acreditam que o etanol renovável amplamente disponível serve como uma resposta imediata, de baixo custo, e eficaz para os desafios ambientais, de segurança energética e de saúde humana. Embora nossas organizações trabalhem com uma diversidade de matérias-primas cultivadas de forma sustentável, com características regionais e modelos de produção específicos, entendemos que o enfrentamento
das mudanças climáticas exige uma abordagem global e que os biocombustíveis, como o etanol renovável, são vitais para descarbonizar o setor de transporte e ajudar os países a atingir net zero até 2050 ou mais cedo.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.