USDA eleva estimativa de processamento de cana no Brasil | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

USDA eleva estimativa de processamento de cana no Brasil

Número representa aumento de 2% sobre previsão anterior; embarques de açúcar devem ficar próximos dos da safra anterior

O adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no Brasil elevou sua estimativa de processamento de cana-de-açúcar no país em 2015/2016 para 659 milhões de toneladas, incremento de 2% na comparação com a projeção anterior.

Segundo relatório, a revisão se deve ao “volume de chuvas acima da média no Centro-Sul do País, especialmente entre os meses de fevereiro, março, maio e julho, que favoreceram o desenvolvimento das plantações. A temporada foi iniciada oficialmente em abril.

O governo norte-americano manteve projeção de área plantada com cana em 9,9 milhões de hectares nesta temporada e área colhida de 9,45 milhões de hectares.

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) foi projetada em 133,46 quilos por tonelada de cana-de-açúcar, 2,26 kg/t abaixo do observado em 2014/2015.

O USDA avalia que a queda se deve às chuvas acima da média no período de colheita. Segundo o governo norte-americano, 40,6% da matéria-prima será destinada à produção de açúcar, abaixo dos 43,5% na safra passada.

“Essa é uma consequência direta da maior demanda por etanol no mercado doméstico, em virtude do aumento da porcentagem de etanol misturado à gasolina para 27% e da alta dos impostos sobre a gasolina, que torna o etanol mais competitivo”, afirmou o USDA.

Além disso, os preços do açúcar, pressionados há cinco anos pelos amplos estoques da commodity, reduziram os incentivos à produção do alimento.

A produção de açúcar foi estimada em 35 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas abaixo da projeção anterior. Para o Centro-Sul, principal região produtora, o USDA projeta o esmagamento de 600 milhões de toneladas, acima das 590 milhões de toneladas da estimativa de maio.

No entanto, o relatório aponta que 25 milhões de toneladas de cana-de-açúcar serão deixadas no campo e devem ser colhidas apenas na temporada 2016/2017.

No Norte/Nordeste, o USDA espera moagem de 59 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas acima da previsão anterior. O número representa queda de 2,1 milhões de toneladas ante a safra passada. 

Exportação 

O adido do USDA projetou os embarques de açúcar pelo Brasil na temporada 2015/2016 em 23,75 milhões de toneladas, volume praticamente em linha com o observado em 2014/2015, quando foram exportadas 23,95 milhões de toneladas de açúcar.

Do total previsto para a safra atual, a expectativa é de exportação de 18,95 milhões de toneladas de açúcar demerara e 4,8 milhões de toneladas de açúcar refinado.

Sair da versão mobile