Venda direta de etanol aos postos pode elevar concorrência, diz Bolsonaro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Cana

Venda direta de etanol aos postos pode elevar concorrência, diz Bolsonaro

Presidente afirmou que o Conselho Nacional de Política Energética aprovou diretrizes sobre o tema; norma atual estabelece que todo combustível passe por uma distribuidora antes de chegar aos postos

Jair Bolsonaro
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 1º, que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou diretrizes para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis. “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”, escreveu em publicação no Twitter.

Em junho, o CNPE aprovou resolução que define diretrizes para a comercialização, por produtor, de etanol hidratado combustível diretamente com revendedor varejista de combustíveis automotivos e transportador-revendedor-retalhista (TRR).

Atualmente, a norma da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos. Em diversas ocasiões, Bolsonaro já defendeu a venda direta como forma de reduzir os preços dos combustíveis. A aprovação da resolução pelo CNPE permitirá à ANP implementar as ações para a venda direta de etanol.

Um projeto de decreto legislativo do senador Otto Alencar (PSD-BA) para liberar a venda sem intermediários também está tramitando na Câmara dos Deputados. Ele foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia no fim de 2019 e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para depois seguir para votação no plenário.

Sair da versão mobile