TROCA DE CONHECIMENTO

Canal Rural recebe representantes da Aprosoja-MT

Mais de 40 produtores de soja conheceram as instalações da emissora, em São Paulo. Relação de ganha-ganha foi a tônica do encontro

O Canal Rural recebeu na manhã desta quinta-feira (3) a visita de representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O grupo, formado por 45 produtores, conheceu os estúdios, os setores de jornalismo, entretenimento e pecuária da emissora. Durante o encontro, também participaram de debates relevantes para o setor, como expectativa de safra, mercado e exportação de grãos.

O vice-presidente da entidade, Lucas Beber, diz que a relação com o veículo é de ganha-ganha.

“O Canal transmite as demandas e dores do produtor e, também, de forma imparcial, ouve o outro lado, sempre expondo as divergências, dificuldades e, principalmente, o bom trabalho na área sustentável que os produtores fazem”.

Segundo ele, a emissora é uma ponte entre os agricultores com os fornecedores e a sociedade, ajudando a melhorar a vida de quem está no campo.

Já o presidente do Canal Rural, Julio Carnigno, enfatiza que é a segunda vez que o veículo recebe os produtores de Mato Grosso.

“O Canal Rural existe para os produtores rurais. Nasceu contando as histórias deles e levando informação a eles, mas também precisamos receber informação dos produtores para saber se estamos no caminho certo. Então, além de ser uma honra recebê-los, todos nós do Canal Rural aprendemos muito com os produtores nessas conversas e trocas de experiências”.

Mediador de grãos

Julio Cargnino e Lucas Beber, da Aprosoja MT
Lucas Beber, da Aprosoja-MT, e Julio Cargnino, presidente do Canal Rural. Foto: Flávia Macedo

Beber ressaltou, ainda, que o Canal Rural foi fundamental na divulgação do projeto Classificador Legal, iniciativa da Aprosoja Mato Grosso, para promover a mediação confiável, na hora de classificar a safra, entre o produtor rural e quem compra os grãos.

“O Canal Rural expôs o que acontecia com os produtores e o benefício que há em levar um classificador legal, que é credenciado pelo Mapa para fazer a classificação e arbitragem para o produtor. Isso trouxe muita justiça para o produtor, amenizando muito o problema”.

Safra 23/24 de soja

Produtores de soja Aprosoja Canal Rural
Foto: Laura Polisel/ Canal Rural

Mato Grosso inicia o plantio da soja na segunda quinzena de setembro. E o produtor Marcelo Roversi, de Jaciara, espera repetir a média produtiva do ciclo anterior, de 80 sacas por hectare.

“O rendimento da safra passada foi o nosso recorde. Tivemos um susto com uma frente fria no começo e um período de sequidão bem prolongado, mas o ciclo da soja é incrível e nos surpreendeu mesmo assim. Para essa próxima safra, já estamos com tudo pronto, com as máquinas revisadas e só aguardando chover. Esperamos começar a plantar por volta do dia 20 a 25 de setembro e aumentar a produtividade, mesmo que seja só um pouquinho a mais”.

Uma das principais ferramentas para aumentar a lucratividade é pagar todos os custos de produção no sistema de troca em contrato futuro. O produtor de São José do Rio Claro, Cleverson Bertamoni, por exemplo, compromete cerca de 30% de sua produção na venda antecipada.

“Assim conseguimos, ao menos, cobrir os custos. Meu grupo é familiar e nos precavemos de oscilações de mercado, como aconteceu de forma muito forte recentemente. Na safra passada, foi tudo como esperávamos. O segredo é saber comprar e vender, mas não é fácil, porque depende de muitas variáveis e é preciso estar focado e informado e o Canal Rural é um grande centro de informação para nós”, finaliza.