Safra de cebola e triticale estão no Cooperativismo em Notícia deste sábado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programas

Safra de cebola e triticale estão no Cooperativismo em Notícia deste sábado

Produção recorde da hortaliça em Santa Catarina e o uso do cereal de inverno no estado, em substituição ao milho, são os temas do programa nesta semana

cebola
Foto: Paula Rodrigues/Embrapa

A safra de cebola em Santa Catarina e uma cultura de inverno que pode ajudar a suprir a falta de milho no estado são os temas do programa Cooperativismo em Notícia, que vai ao ar pelo Canal Rural neste sábado, 12, às 8h30.

Neste ano, tudo leva a crer que a safra catarinense de cebola seja recorde. Na região do Alto Vale, foram plantados mais de 13 mil hectares e a expectativa é de que a produção ultrapasse 390 mil toneladas. Ali, a colheita deve começar no final de novembro. Com a colaboração do clima e pouca infestação de pragas, os produtores estão animados com os resultados.

Triticale

A cadeia agroindustrial de Santa Catarina consome cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano de milho, utilizado na alimentação animal. Em vista da escassez do cereal no estado e do alto custo do frete para trazê-lo de outras regiões, vem sendo estudada a proposta de utilizar o triticale como alternativa ao milho.

Esse substituto tem como qualidades a resistência a doenças, o bom desenvolvimento em baixas temperaturas, a tolerância a seca e ao frio e um sistema radicular perfeito, além de grãos com alto valor de proteína.

Para estimular os produtores a utilizar o triticale, a cooperativa Cravil reuniu mais de cem associados no primeiro dia de campo dedicado ao cereal, com foco na difusão de tecnologia. Como o triticale tem um valor de proteína maior do que o milho, o produtor pode diminuir o volume de farelo de soja na ração, ganhando em qualidade nutricional.

O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da Fecoagro-SC e veiculado pelo Canal Rural todo sábado às 8hs30, com reprises às terças-feiras, às 13h30.

Sair da versão mobile