China aumenta irrigação agrícola para combater pior seca em 60 anos

Processo foi intensificado por meio de um aumento das descargas de água da Barragem de Três GargantasProvíncias no centro-leste da China aumentaram os esforços de irrigação de áreas agrícolas diante da pior seca em 60 anos na região, de acordo com reportagem publicada nesta segunda, dia 30, no site do jornal estatal China Daily.

A irrigação foi intensificada por meio de um aumento das descargas de água da Barragem de Três Gargantas, conforme comunicado do Escritório do Controle Estatal de Enchentes e Sede do Socorro a Secas, divulgado no sábado, dia 28. Cerca de 7 milhões de hectares de lavouras da China foram afetados. As províncias de Hubei, Hunan, Anhui, Jiangxi e Jiangsu irrigaram 575,3 mil hectares de terras agrícolas com água da Três Gargantas até sábado.

A China planeja aumentar as descargas de água do Rio Yangtze. De 25 de maio a 10 de junho, o fluxo de água deve aumentar de 10 mil metros cúbicos por segundo para até 12 mil metros cúbicos por segundo.

A Barragem de Três Gargantas é o maior complexo hidrelétrico do mundo. Dados do governo mostram que as cinco províncias mobilizaram quase 6,5 milhões de pessoas no combate à seca desde o início do problema, em abril. De acordo com o Ministério de Relações Civis, até sexta, dia 27, 34,83 milhões de pessoas haviam sido prejudicadas pela rigorosa seca nas cinco províncias.

A Administração Meteorológica da China informou no sábado que a estiagem deve permanecer nos próximos dias, sem previsão de chuva antes de junho. O Centro Meteorológico Nacional da China manteve o “alerta amarelo” para a seca, que também atinge áreas no sul do país, segundo informações do site do China Daily. O alerta amarelo é o terceiro mais grave, abaixo do vermelho e do laranja.

O observatório alertou para a necessidade de medidas emergenciais de alívio e avisou que há riscos de incêndio.