China lançará mais contratos futuros de grãos até 2015, diz governo

País também deve introduzir vencimentos relacionados à carne suína neste anoA China lançará mais contratos futuros de grãos até 2015, de acordo com a Administração de Grãos do Estado. A medida visa a garantir que as companhias e os produtores tenham ferramentas para se proteger do risco e melhorar a cobertura de preço para os grãos, acrescentou a entidade em um plano de desenvolvimento, datado de 29 de janeiro. A administração, contudo, não especificou quais futuros de grãos serão introduzidos, os prazos ou quais bolsas serão envolvidas na operação.

Atualmente, diversas variedades de trigo são negociadas na Bolsa de Commodities de Zhengzhou, enquanto milho, soja e farelo de soja são comercializados em Dalian. A China estuda o lançamento de contratos futuros para arroz japonês, que é preferido por consumidores do norte do país.

A nação asiática também deve introduzir vencimentos relacionados à carne suína neste ano para ajudar a estabilizar os preços no mercado à vista, afirmou Huang Hai, assessor do Ministério de Comércio, em dezembro.

Agência Estado