China rejeita que redução dos subsídios ao algodão seja vinculada à queda de tarifas

Representante afirma que auxílio norte-americano aos agricultores é ilegalPequim rejeita os argumentos dos representantes dos Estados Unidos nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), que defendem que a redução de subsídios ao algodão deve estar vinculada à queda de tarifas de países em desenvolvimento.

? Recentemente, ouvimos certos argumentos absurdos de que a diminuição pelos EUA de subsídios ao algodão que distorcem o comércio dependerá da redução ou, inclusive, eliminação de tarifas sobre o algodão aplicadas por países em desenvolvimento, incluindo a China ? disse Zhang Xiangchen, chefe de assuntos da OMC do Ministério do Comércio.

? Todos sabem que os subsídios que distorcem o comércio na OMC são ilegais, enquanto as tarifas são medidas legais de proteção ? declarou Zhang.

? Os subsídios extremamente elevados do algodão outorgados pelos EUA causam graves danos aos produtores de algodão de países em desenvolvimento, incluindo os da África e os 150 milhões da China ? comentou.

Zhang Xiangchen acrescentou que os EUA não podem discutir com os países em desenvolvimento sobre as tarifas do algodão até que eliminem seus subsídios, como pedem os países africanos.