Chineses negociam fabricação de tratores na região Sul

Três veículos asiáticos passam por avaliação de produtores gaúchosO presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), Daltro Benvenuti, disse nesta quinta, dia 1º, em Gramado (RS), que empresas chinesas estão interessadas em fabricar tratores no Rio Grande do Sul. A cooperativa gaúcha negocia parcerias com três companhias, que poderiam resultar a partir de 2012 em uma montadora em Eldorado do Sul.

Inicialmente, porém, a entidade avalia a intermediação da importação de tratores da China. Estão em testes pelo menos três veículos. Até o fim de agosto, disse Benvenuti, deverá ser concluído um laudo sobre a qualidade do produto. Com base no estudo, será tomada uma decisão comercial.

? Nesse momento, há mais interesse deles de vir para cá do que de nós trazermos uma montadora ? afirmou o presidente.

O dirigente não informou quais são as empresas nem estimou um possível investimento.

? Está na fase inicial ? justificou.

Segundo Benvenuti, caso seja decidida a importação de tratores chineses, a expectativa é de que cerca de 50 unidades sejam comercializadas no Brasil a partir de outubro ou de novembro. A ideia é realizar o escambo de grãos, em especial soja e arroz, para permitir a compra sem custo financeiro ao produtor. Os tratores variam de 55hp a 180hp. O dirigente esteve na China em novembro, quando visitou indústrias de grãos e biodiesel, fábricas de tratores e tradings.

Com sede em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, a Cooplantio tem em torno de 17,3 mil produtores rurais associados nos três Estados do Sul.