Diversos

Chuva de granizo provoca destruição em plantação de banana no interior de SP

O fenômeno climático que chegou a ser confundido com um ciclone, durou cerca de 15 minutos e destruiu mais de 90% da lavoura

Segundo a Somar Meteorologia, o fenômeno foi causado pela aproximação de um frente fria. Foto: Silvio Romão 

Uma forte chuva acompanhada de granizo, atingiu nesta quinta-feira, dia 30, uma plantação de bananas, em Guaraú, interior de São Paulo. Segundo Silvio Romão, proprietário do local, ele achou que tratava-se um ciclone e afirmou que o evento climático durou apenas 15 minutos, mas foi o suficiente para destruir cerca de 90% do bananal. ” A perda de produção é muito grande e vai durar até muitos meses, até que as plantas se recuperem, para podermos refazer a drenagem e carreadores”, lamenta.

Segundo Heloísa Pereira, meteorologista da Somar, o fenômeno foi causado pela aproximação de uma frente fria aliada de uma baixa pressão atmosférica no oceano. “Ao fim desta quinta-feira, dia 30, as instabilidades associadas a uma frente fria que se formou na costa catarinense chegaram a São Paulo. Com isso, o litoral sul paulista foi atingido por fortes chuvas, com ventos intensos, muitas descargas elétricas e até queda de granizo”.

“Quando isso acontece não é só produtor que perde, mas toda a região. Empregos serão penalizados, fornecedores deixarão de vender, toda a cadeia vai sofrer”, enfatiza Silvio.