Chuvas devem chegar ao Sul e Centro-Oeste do país

Confira a previsão do tempo para as áreas produtoras de soja

Áreas de instabilidade e uma nova frente fria devem causar chuva forte no sul do Brasil ao longo dessa semana. As chuvas devem atingir a faixa entre o norte do Rio Grande do Sul e a parte oeste e sul do Paraná.

No Centro-Oeste, chove em Mato Grosso do Sul e na parte oeste de Mato Grosso. Em Goiás e em grande parte do Sudeste não deve chover nos próximos dias. No Nordeste, chove na parte norte da Região, por conta da Zona de Convergência Intertropical.

Análise agrícola

A colheita da soja safrinha já se iniciou em várias regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até mesmo do Paraná, onde foi realizado o plantio dessa cultura esse ano.

Porém, como já era previsto, os índices de produtividade estão muito baixos, sendo que a média no Mato Grosso não está passando dos 32 sacas/ha. Além dessa produtividade baixa, os altos custos de produção, devido ao número maior de aplicação de fungicidas, tem deixado a rentabilidade da cultura muita baixa. Entretanto, como o tempo está seguindo firme em o Mato Grosso (Estado com maior quantidade de área plantada – 200 mil hectares), a colheita vem prosseguindo sem maiores transtornos. E deverá se manter assim, até o final da safra que deverá se encerrar até o final desse mês.

Já no Paraná, onde a prática de plantio da soja safrinha já é normal, as chuvas intermitentes dessas últimas semanas têm prejudicado o andamento da colheita e até mesmo há relatos de perdas significativas em diversas propriedades, principalmente na região oeste do Estado. O excesso de umidade sobre as plantas tem elevado os índices de doenças, principalmente a ferrugem asiática e isso poderá levar a reduções ainda mais significativa na produção final de soja safrinha no Paraná.

Como para essa semana não há previsão para chuvas em Mato Grosso, as condições estarão favoráveis a realização da colheita. O mesmo não poderá ser dito no Paraná, onde há previsão para chuvas nesse início de semana e há também previsão para chuvas para a semana que vem. Com isso, a colheita poderá ser prejudicada até o final da safra.

 

SOMAR METEOROLOGIA