Clima favorece plantio em Dourados (MS)

Produtores já cultivaram mais de 90% da área estimada; Caravana Soja Brasil passou pelo município

Manaíra Lacerda | Dourados (MS)

A Caravana Soja Brasil passou pelo município de Dourados nesta sexta, dia 6, para mais um dia de capacitação aos produtores de Mato Grosso do Sul. Os agricultores da região esperam um aumento de produtividade por causa da chuva, que chegou mais cedo que o esperado na região.

Antes de outubro terminar, o produtor Édio Neuls já tinha plantado os 520 hectares de soja que ele vai cultivar nesta safra. No mesmo período do ano passado, o plantio ainda estava em 80% da área total. O caso dele é comum em Dourado, onde mais de 90% da área já foi semeada. O motivo do adiantamento são as chuvas na região, que estão regulares desde o fim do vazio sanitário, que terminou em 15 de setembro no estado.

• Por crédito, cresce a contratação de seguro rural em MS

Com as chuvas antecipadas, Neuls espera um crescimento de produtividade neste ciclo. A colheita anterior teve média de 55 sacas por hectare. Para esta temporada, a expectativa é chegar a 60 sacas por hectare.

– Tudo indica que vamos produzir além do ano passado. A chuva em um sentido ajudou e, do outro lado, foi excesso de umidade, que acabamos deixando de plantar por causa de muita chuva. Se parar de chover, eu consigo finalizar o restante da área – comenta.

A chuva excessiva também trouxe preocupação para outros agricultores. O engenheiro agrônomo Gilberto Bernardes estima que cerca de 30% dos agricultores de Dourados tiveram problemas no plantio por causa da umidade do solo, que passou do nível aceitável em algumas localidades.

– Quando você tem excesso de chuva, a água acaba tomando todo o espaço que caberia o oxigênio e essa falta de oxigênio é prejudicial, tanto para germinação da semente, quanto para o desenvolvimento normal da planta. Uma das técnicas que o produtor tem utilizando com eficiência é a drenagem do solo, de forma a esgotar a umidade excessiva – orienta.

Durante a passagem da Caravana Soja Brasil, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damalia, explica que o problema é comum na região e que a produção de soja no município deve crescer 5% nesta safra.

– Este ano, o clima para nós está excepcionalmente bom. Nós temos uma janela muito boa para plantar, excelente. Olhando que o El Niño parece que está excepcionalmente mais forte este ano. Não vamos ter problemas com falta de água. A expectativa é de uma boa safra, aumentando a produção e a produtividade.

Agora, a Caravana Soja Brasil segue para Amabaí, para o último de capacitação em Mato Grosso do Sul.

Veja a reportagem:

>>> Veja mais notícias sobre soja