Clima seco favorece e colheita da soja nos EUA atinge 72% da área

Trabalhos estão atrasados quando comparados à média histórica, mas avançaram rapidamente em relação a semana anterior devido ao prolongamento do tempo seco

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou nesta segunda-feira (dia 29), em relatório sobre a evolução colheita das lavouras de soja, que a área colhida no país está em 72%. Em igual período do ano passado, a colheita estava na casa dos 81%. A média é de 81% também. Apesar do atraso, se comparado a semana passada (53%) o avanço foi grande, puxado pela melhora no clima.

A região oeste do Meio-Oeste dos Estados Unidos deve registrar poucas chuvas nesta semana, segundo relatório da Meteorologix. Há chance de algumas chuvas leves na região sul, nesta terça-feira, dia 30, com temperaturas acima ou muito acima do normal.

Na quarta e quinta-feira o tempo deve ficar firme nas áreas de produção, com temperaturas acima do normal na quarta e abaixo do normal na quinta. Já na sexta e no sábado as chuvas voltam a cair, mas com volumes pequenos e as temperaturas seguem em queda e devem ficar abaixo do normal.

A previsão de clima seco para as regiões produtoras dos Estados Unidos, favorecendo a colheita, manteve o mercado sob pressão, após uma tentativa de recuperação técnica. No Brasil os preços estão em forte queda, confira abaixo:

Veja mais notícias sobre soja